São Paulo, capital, é o maior colégio eleitoral do Brasil e um dos maiores do mundo _ Divulgação

Folha de S. Paulo

SÃO PAULO

Os institutos Datafolha e Ibope têm divulgado pesquisas sobre as corridas a prefeito nas principais cidades do país. O primeiro turno das eleições municipais ocorreu em 15 de novembro, e sete capitais já têm seus prefeitos definidos. A segunda votação ocorre no dia 29.

Confira as pesquisas mais recentes:

ARACAJU

O candidato Edvaldo, do PDT, lidera as intenções de votos válidos na capital do Sergipe para o segundo turno com 62%, segundo pesquisa do Ibope que ouviu 504 eleitores entre nos dias 24 e 26 de novembro. A delegada Danielle (Cidadania) tem 38% dos votos.

A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral com o número SE‐05996/2020, tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

BELÉM

O segundo turno é disputado entre o deputado federal Edmilson Rodrigues, do PSOL, e o candidato Delegado Federal Eguchi, do partido Patriota.

BELO HORIZONTE

O atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), foi reeleito com 63,4% dos votos válidos. O segundo colocado foi Bruno Engler (PRTB), com 9,95%.

BOA VISTA

Segundo pesquisa Ibope divulgada em 20 de novembro, o candidato Arthur Henrique (MDB) lidera as intenções de voto na capital de Roraima com 67% para o segundo turno. Ottaci (Solidariedade), que disputa com ele a prefeitura da cidade, fez 19%.

O Ibope ouviu 602 eleitores em Boa Vista entre os dias 18 e 20 de novembro. A pesquisa, que tem margem de erro de quatro pontos percentuais, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número RR 07896/2020.

CAMPO GRANDE

O atual prefeito Marquinhos Trad (PSD) foi reeleito com 52,6% dos votos válidos. O candidato Promotor Harfouce, do partido Avante, fez 11,6%.

CUIABÁ

O segundo turno é disputado entre Abílio (Podemos) e o atual prefeito, Emanuel Pinheiro, do MDB. O candidato do Podemos tem 54% dos votos válidos, segundo pesquisa Ibope divulgada no dia 23 de novembro, e o emedebista tem 46%.

O levantamento falou com 602 eleitores de Cuiabá entre os dias 21 e 23 de novembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o número de identificação na Justiça Eleitoral é MT 07435/2020.

O prefeito Rafael Greca (DEM) foi reeleito em primeiro turno com 59,7% dos votos válidos. O segundo colocado foi o candidato Goura, do PDT, com 13,3%.

FLORIANÓPOLIS

Atual prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro (DEM) foi reeleito em primeiro turno com 53,5% dos votos válidos. O segundo colocado foi Elson Pereira, do PSOL, com 18,1%.

FORTALEZA

Disputam o segundo turno os candidatos José Sarto (PDT) e Capitao Wagner, do PROS.

Nesta segunda-feira (23), pesquisa Ibope aponta que Sarto lidera a disputa eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza com 53% das intenções de voto no segundo turno. O adversário dele, Capitão Wagner, aparece com 35%.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Os entrevistados que disseram votar branco ou nulo somam 9%. O grupo que declarou não saber em quem votar ou não respondeu é de 4%.

GOIÂNIA

Disputam o segundo turno os candidatos Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD). O emedebista tem 63% dos votos válidos de acordo com levantamento do Ibope divulgado no dia 24 de novembro. Cardoso tem 37%.

O instituto falou com 602 eleitores da cidade entre os dias 22 e 24 de novembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o número de identificação na Justiça Eleitoral: GO-02435/2020.

JOÃO PESSOA

Estão no segundo turno os candidatos Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB). Lucena está na frente com 55% dos votos válidos, segundo levantamento do Ibope. O emedebista está com 45%.

O levantamento falou com 602 eleitores de João Pessoa entre os dias 22 e 24 de novembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o número de identificação na Justiça Eleitoral: PB-09276/2020.

MACAPÁ

Na capital do Amapá, ainda não foi realizado o primeiro turno por causa do apagão que atingiu o estado no início do mês. Pesquisa Ibope feita entre 9 a 11 de novembro aponta que o candidato à prefeitura de Macapá Josiel (DEM) está com 26% das intenções de voto, numericamente à frente de Patrícia Ferraz (Podemos), que está com 18%.

Dr. Furlan (Cidadania), com 17% e Capi (PSB), com 13%, aparecem em seguida.

Em relação à rejeição, quando se pergunta em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, Capi lidera com 53%. Josiel, com 36%, e Patrícia Ferraz, com 26%, vêm em seguida.

O instituto ouviu 504 eleitores da capital de Amapá. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número AP-04406/2020.

MACEIÓ

Disputam o segundo turno os candidatos Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e JHC (PSB), este com 53% das intenções de votos válidos, e aquele com 47%, segundo pesquisa Ibope. Os votos válidos não incluem os nulos e brancos.

O levantamento falou com 504 eleitores de Maceió entre os dias 21 e 23 de novembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o número de identificação na Justiça Eleitoral: AL-08875/2020.

David Almeida, do partido Avante, está à frente em pesquisa Ibope feita nos dias 19 a 21 de novembro.

Ele lidera com 47% das intenções de votos totais no segundo turno, ante 32% do ex-governador Amazonino Mendes, do Podemos.

Votariam em branco ou nulo 17% dos entrevistados, e 5% não sabem ou não responderam.

O instituto ouviu 602 eleitores de Manaus. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número AM- 09448/2020.

NATAL

O atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), foi reeleito com 56,6% dos votos válidos. O segundo lugar ficou com o candidato do PT, Jean Paul Prates, que teve 14,4%.

PALMAS

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) foi reeleita com 36,2% dos votos válidos, superando o candidato Junior Geo, do PROS, que teve 14,5%. Por causa da quantidade de eleitores, não há possibilidade de segundo turno na capital do Tocantins.

PORTO ALEGRE

Disputam o segundo turno o deputado estadual Sebastião Melo, do MDB, e a ex-deputada Manuela D’Ávila, do PC do B. O emedebista está na frente com 54% dos votos válidos, de acordo com pesquisa Ibope divulgada no dia 24 de novembro. Manuela está com 46%.

O instituto ouviu 804 eleitores da cidade e registrou o levantamento na Justiça Eleitoral sob o número RS-03118/2020. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), lidera a disputa no segundo turno, de acordo com o Ibope.

Pesquisa realizada nos dias 19 e 21 de novembro o coloca com 49% das intenções de voto, ante 33% de Cristiane Lopes, do PP.

O instituto ouviu 602 eleitores da capital de Rondônia. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Votariam em branco ou nulo 12% dos entrevistados, e 6% não sabiam ou não responderam.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número RO-06398/2020.

RECIFE

No Recife, os primos Marilia Arraes (PT) e João Campos (PSB) se enfrentam no segundo turno, e a petista está numericamente à frente com 52% dos votos válidos. Campos está com 48%, aponta pesquisa Datafolha.

Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão empatados.

O instituto ouviu 1.036 eleitores da cidade nos dias 24 e 25 de novembro e registrou o levantamento no TRE-PE sob o número PE-06935/2020.

Disputam o segundo turno o candidato Sebastião Bocalon (PP), e a atual prefeita, Socorro Neri (PSB). O candidato do PP tem 65% dos votos válidos, segundo pesquisa Ibope. Neri tem 35%.

O instituto ouviu 602 pessoas, tem margem de erro de quatro pontos percentuais e foi registrada no TRE-AC com o número AC-07824/2020. ​

RIO DE JANEIRO

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), tem 65% dos votos válidos, e Marcelo Crivella, atual mandatário, (Republicanos) tem 35%, aponta pesquisa Ibope divulgada no dia 25 de novembro.

O instituto ouviu 1.001 pessoas, tem margem de erro de três pontos percentuais e foi registrada no TRE-RJ com o número RJ‐02253/2020. ​

O atual vice-prefeito, Bruno Reis, do DEM, venceu a eleição em primeiro turno com 64,2% dos votos válidos. O segundo lugar ficou com a candidata Major Denice, do PT, com 18,9%

Em pesquisa Ibope para o segundo turno, Eduardo Braide (Podemos) aparece com 54% dos votos válidos, e Duarte Jr. (Republicanos) aparece com 46%.

O Ibope ouviu 805 eleitores de São Luís entre os dias 18 e 20 de novembro. A pesquisa, que foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MA‐02619/2020, tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

SÃO PAULO

O prefeito Bruno Covas (PSDB) aparece com 54% dos votos válidos em pesquisa Datafolha para o segundo turno na disputa pela Prefeitura de São Paulo, divulgada no dia 26 de novembro.

Guilherme Boulos (PSOL) tem 46% dos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos.

O Datafolha ouviu 1.512 eleitores nos dias 24 e 25 de novembro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TRE-SP com o número SP-09865/2020.

O segundo turno é disputado entre os candidatos Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB). O primeiro tem 65% das intenções de votos válidos, e o segundo tem 35%, de acordo com pesquisa Ibope divulgada em 23 de novembro.

O levantamento falou com 602 eleitores de Teresina entre os dias 21 e 23 de novembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o número de identificação no TRE-PI é PI 00826/2020.

VITÓRIA

O segundo turno é disputado entre os candidatos Delegado Pazolini (Republicanos) e o ex-prefeito João Coser (PT). Segundo pesquisa Ibope divulgada no dia 23 de novembro, Pazolini tem 53% dos votos válidos, e Coser tem 47%.

O levantamento falou com 602 eleitores de Vitória entre os dias 21 e 23 de novembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o número de identificação na Justiça Eleitoral: ES-05907/2020.