Tecnologia: Equipamento capaz de desinfectar o solo é apresentado por pesquisadores.

"O equipamento não oferece riscos ambientais e nem para a saúde dos agricultores" Foto Renata Silva.

Um novo equipamento desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Rondônia, será utilizado para eliminação de organismo nociva no solo, e será acessível a pequenos produtores. Batizado de “Solarizador” tem a função de esterilizar o solo, para a produção de mudas sem nematoides. Uma técnica similar que é usada em outros países com Holanda, Estados Unidos e Israel.

De acordo com a Embrapa, o equipamento não oferece riscos ambientais e nem para a saúde dos agricultores. O Solarizador eliminará os principais organismos que causam doenças nas plantas e irá manter o que faz bem.

O Solarizador aquece o solo, por radiação solar, e acaba usando o efeito estufa promovido pelo equipamento. A radiação passa por uma superfície transparente, transformando-se em energia calorífica na superfície do solo, que é usada principalmente no processo de evaporação da água, gerando vapores de temperatura a partir 50 graus.

Essa temperatura elimina a maioria dos nematoides, vermes de solo que provocam danos ao sistema radicular das plantas e precisam de temperaturas menores que 40 graus para sobreviver.

Narcizo Corpes – Marcos Tenório (Rural News)


0