Suspeita de desvio no rio Formoso deixa água do balneário municipal de Bonito turva e escura

Segundo a prefeitura, água está aos poucos voltando a ser cristalina

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito)

Turistas e agentes de turismo registram o fenômeno de turbidez nas águas do Balneário Municipal de Bonito, a 296 quilômetros de Campo Grande. Segundo a prefeitura, nesta última quarta-feira (21), o rio está aos poucos voltando ao normal e cristalina.

Em nota, o município informou que o água turva foi notada na manhã de ontem (20), quando o rio Formoso estava sem as tradicionais características e sem visibilidade.  “A prefeitura e a SEMA  (Secretaria de Meio Ambiente) suspeitam que esse fenômeno é resultado de uma alteração no curso do rio, que aconteceu no meio de um de seus banhados, no ano de 2017, após uma grande enchente”, informou.

A teoria é que o rio fez um pequeno desvio em trecho, em que aos poucos, o novo leito foi se alargando e entrando em um terreno que possui muito calcário de aluvião que está despejando sedimento e turvando o rio.

“Infelizmente, de tempos em tempos, vemos esse fenômeno de turvamento aumentar ou diminuir em função do excesso de sedimentos de calcário, que se dá em razão da própria natureza”, acrescenta a nota.

O local está sendo monitorado junto com especialistas em Geologia e Recursos Hídricos que deve apontas as causas e situações do rio.

Curta o  Jornal Maracaju Hoje no Facebook . Tem uma imagem, reportagem bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: [email protected] ou no Repórter Por Um Dia através do WhatsApp do Repórter Por Um  Dia JMH (67) 67984061043. 

Acesse e curta nossas páginas: 

https://www.facebook.com/radiocidade104.3 

https://www.facebook.com/maracaju.hoje 

https://www.instagram.com/radiocidade104.3/ 

https://www.instagram.com/maracaju.hoje/ 

http://cidade104fm.com.br/