SES participa do lançamento de jogo que ensina adolescentes a combater o Aedes aegypti

A secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Dra. Crhistinne Maymone, participa nesta sexta-feira (27), às 9 horas, do lançamento do game educativo Neighbor Hero criado em parceria com a Assembleia Legislativa por meio da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Chikungunya e Zika, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Neste mês, a SES realiza ações de combate às arboviroses com a Campanha “Aproveite a Quarentena e Limpe o seu Quintal”.

Segundo o professor do IFMS, Yuri Karan, a ideia é fazer do jogador um agente ativo do ambiente ao seu redor, sendo um dos responsáveis pela melhoria do bairro onde mora. “Na fase inicial, o jogador coleta itens recicláveis e os entrega ao centro de reciclagens, acabando com focos de Dengue e contribuindo para o melhor uso dos recursos naturais. Com isso, o jogador estará trabalhando com o conceito de Saúde Única, ou seja, de que saúde animal, humana e ambiental estão interligadas”.

O jogo é voltado para o público de 10 a 16 anos, o game possui vários personagens que levam os jogadores, a cada fase, derrotar inimigos e vencer obstáculos. O mesmo deverá ser distribuído em laboratórios de informática das escolas estaduais e também em lojas digitais.

Para o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Renato Câmara, o jogo surge justamente no mês de ações de combate à Tríplice Epidemia. “O jogo Neighbor Hero passa elementos reais de proteção e prevenção à Dengue, Chikungunya e Zika. É uma abordagem voltada aos jovens, uma vez que palestras não são muito efetivas para este público”.

O diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, e a diretora geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, participam do evento. O público poderá acompanhar o lançamento, ao vivo, pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

Rodson Lima, SES

Foto: Reprodução/ALMS