Patrulhas mecanizadas auxiliam assentados no processo de silagem em MS

Em Anaurilândia, o Assentamento Esperança está entre os já beneficiados pelo Governo do Estado com maquinários, ordenhadeiras mecânicas e resfriadores de leite

No período de seca a silagem é uma das melhores opções de alimentação econômica, eficaz e de qualidade para o gado. As patrulhas mecanizadas entregues pelo Governo do Estado têm sido fundamentais para pequenos produtores que adotam essa estratégia alimentar para oferecer aos bovinos durante o inverno.
Anaurilândia
Em Anaurilândia, o Assentamento Esperança está entre os já beneficiados pelo Governo do Estado com maquinários, ordenhadeiras mecânicas e resfriadores de leite. O presidente da Associação de Moradores, Rosalvo Nunes da Mota destaca a importância desses investimentos para os produtores locais.
“Se não fosse o Governo não teria como fazer. Estaríamos de braços e mãos atadas. Estamos produzindo muito graças a esse suporte que chega para nós pela Agraer que é peça fundamental para nossa produção. 90% dos nossos resultados são fruto do que a Agraer faz por nós aqui”, afirma.
Cilagem em Anaurilândia (MS). Fotos: Mírian Carla
Na avaliação da gestora de desenvolvimento rural da Agraer no município, a zootecnista Mírian Carla Becker Brito, os maquinários dão autonomia para os pequenos produtores. “Os assentamentos ganham independência, têm os equipamentos cedidos pela prefeitura e cedidos pelo Estado. E quando chega nessa época os produtores todos precisam né? E o tempo é muito curto para preparar a alimentação de inverno. Seja silagem, seja um preparo de solo para correção e adubação”.
Tanto os equipamentos quanto o suporte oferecido pela Agraer, despertam o interesse de outros produtores que passam a ter uma visão de futuro a partir dos resultados de outros assentados. “Na seca o animal dá leite, o preço do leite é melhor, então começaram a  valorizar o bem. Basta ter o planejamento que o equipamento está acessível através da associação”, explica Mírian.
Para o diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento, a manutenção dos maquinários também é um ponto importante. “Essas patrulhas bem utilizadas podem ajudar o produtor a se preparar. Plantar os capins, silar e na hora da escassez dos alimentos ter essas folhagens para fornecer para o gado. Quem não faz isso acaba tendo que desembolsar um dinheiro a mais na compra de feno e ração. A silagem é uma maneira racional de gerenciar isso”.

 

Cilagem em Anaurilândia (MS). Maquinário foi entregue pelo Governo do Estado de MS. Foto: Mírian Carla
Fernando destaca que o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, tem dado todo apoio no suporte às famílias assentadas, inclusive com reforço de equipamentos para conservação de solo e água em microbacias.
No Assentamento Esperança duas patrulhas mecanizadas cedidas pelo Governo do Estado, uma em 2015 e outra em 2018, são mantidas pela associação de moradores e beneficiam 107 famílias que residem no local.
Patrulhas mecanizadas
Desde 2015 o Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) promoveu a entrega de 252 patrulhas mecanizadas para os municípios sul-mato-grossenses, sendo compostas basicamente por trator, grade geradora, grade niveladora, carreta agrícola e distribuidora de calcário.