Maracaju lança ações da campanha Novembro Azul

Foto: Maracaju Hoje
Da Redação
Em entrevista à Rádio Cidade FM, na manhã desta quinta-feira (5), o médico pediatra e coordenador da Atenção Básica de Maracaju, Luiz Augusto Possi, falou sobre a campanha Novembro Azul, de conscientização ao câncer de próstata e da saúde do homem.
Em Maracaju, as unidades básicas de saúde estarão atendendo de forma especial para realização do exame PSA, um dos exames iniciais para diagnóstico do câncer da próstata. A previsão é realizar cerca de 1000 exames PSA. “Ao fazer o PSA e se for identificado algo diferente, o paciente será encaminhado para realização de outros exames mais específicos de prevenção, como o do toque retal, para detectar o tamanho da glândula da próstata”, disse o médico.
O PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos de PSA podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata, como prostatite e hiperplasia prostática benigna.
Durante este mês de campanha Novembro Azul, as unidades de saúde também realização testes rápido da Sífilis, HIV e DST.
“Homens acima de 45 anos devem identificar históricos familiares da presença ou não de cânceres para estarem mais atentos com a sua saúde, e homens acima de 50 anos devem fazer com regularidade, consultas médicas, exames periódicos para prevenção não só do câncer de próstata, mas como de câncer bucal e outras doenças. Aqueles que possuem fatores de risco, como fumantes, obesos e sedentários, também devem estar em alerta”, ressalta Dr. Luiz Augusto Possi.