Comércio na fronteira com MS será reaberto de forma parcial

Foto: ABC Color
Luiz Guilherme – Maracaju Hoje 
Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, anunciou ter assinado em conjunto com o chanceler paraguaio Antonio Rivas, ata bilateral que permitirá a reativação parcial do comércio fronteiriço entre os dois países, incluindo municípios de Mato Grosso do Sul.
Segundo nota divulgada pelo Ministério, são citadas as cidades-gêmeas de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este, bem como as sul-mato-grossenses Mundo Novo, com Salto del Guairá, e Ponta Porã, com Pedro Juan Caballero.
“O entendimento permite a criação de pontos comerciais contíguos às fronteiras de cada país e estabelece procedimentos para assegurar a realização de compras pelos cidadãos nessas localidades, atendidos os requisitos aduaneiros, migratórios e sanitários determinados por cada país. As compras poderão ser feitas remotamente por serviços de comércio eletrônico ou de entrega e enviadas a esses pontos comerciais, onde poderão ser retiradas por indivíduos do outro país”, annciou.
A assinatura ocorreu em evento por videoconferência o que, na visão dele, “reflete a excelente relação entre o Brasil e o Paraguai e se soma a importantes resultados alcançados em 2020, como a conclusão de um Acordo de Complementação Econômica e de um Acordo Automotivo”.
O fechamento da fronteira entre os dois países foi iniciativa do governo do país vizinho, motivado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).