Veja como fazer o cafezinho perfeito em casa

Da redação, com Tudo Gostoso
O Brasil é um dos principais exportadores de café do mundo. Muitos países apreciam o café brasileiro e, por aqui, as pessoas também adoram a bebida feita com o grão.
Um café quentinho tem o seu valor, né? Há também inúmeros benefícios que a bebida proporciona ao consumidor.
Hoje, o Maracaju Hoje mostra dicas rápidas e práticas de como preparar o cafezinho perfeito em casa. Confira!
Qualidade do pó de café
É isso mesmo: há cafés e cafés. Uns são mais amargos, outros são mais adocicados, intensos ou mais leves, mas é consenso: é importante utilizar um pó de qualidade para obter uma bebida deliciosa.
Conserve o café adequadamente
Depois que abrir a embalagem do café, conserve-a em potes fechados e escuros, de preferência. Dessa forma, o café não fica exposto à luz e não oxida tão rápido. Guarde o pote na geladeira. Sim, na geladeira! A temperatura baixa vai ajudar a preservar as propriedades e aroma do café.
Não demore muito a consumir
Após aberto, o café tem que ser consumido em até 15 dias. Dessa forma, você vai garantir um café bem gostoso e fresco!
Use a medida correta
Para o café ficar perfeito, utilize de 5 a 6 colheres de pó (dependendo do seu gosto por um café mais forte ou mais fraco) para cada litro de água.
Utilize água filtrada
Nada de água da torneira, minha gente! Para o seu café ficar com um sabor perfeito, use água filtrada ou mineral para prepará-lo, pois as impurezas da água da torneira podem modificar o sabor da bebida.
Não deixe a água ferver
Não coloque a água para ferver e vá para a sala: ela deve ficar com a temperatura de cerca de 90°C. Mas não precisa ter um termômetro em casa, não. É só tirar do fogo antes de levantar fervura.
Despeje a água adequadamente
“E tem forma certa para colocar a água?” Sim, leitores! Se a passagem da água pelo coador demorar muito (mais de 5 minutos), o café pode ficar amargo. Por isso, umedeça o pó que está no coador com a água quente e, em movimentos circulares, coloque a água.
Escolha um bom coador
Os coadores de pano são muito tradicionais, mas os melhores são os de papel. Os de pano tendem a mofar por causa da umidade. Mas se você for muito apegado ou apegada ao coador de pano, aqui vão algumas recomendações: lave-o somente com água, nada de sabão; se você acabou de comprá-lo, ferva-o em uma panela com água com borra de café antes de usá-lo pela primeira vez; guarde o coador de pano dentro da água, em um pote fechado, na geladeira. O coador de pano dura de 3 a 6 meses.