Produtores rurais já podem cadastrar área de plantio da soja 20/21

Foto: Divulgação
Vanessa Bordin – Maracaju Hoje
Depois do término do vazio sanitário da soja, período de 90 dias de proibição para cultivo do grão em alguns Estados, entre eles o Mato Grosso do Sul, passa a valer o prazo para que os produtores rurais realizem o cadastro da nova área de plantio da soja, para a próxima safra.
O prazo vai até 31 de dezembro, e pode ser feito pelo site da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio.
O descumprimento dessa determinação, de acordo com a Lei, pode implicar em autuação da Iagro e multa de 100 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) que teve seu valor unitário estabelecido para os meses de setembro a outubro em R$ 28,77.
O produtor com mais de uma área de plantio, caso não sejam na mesma propriedade, deve fazer um cadastro para cada uma delas, a partir dos quais serão gerados recibos independentes.
Os cadastros mantidos no banco de dados da Iagro são utilizados para assinalar a previsão de área total cultivada com soja no Estado, prevenir os agricultores vizinhos quando houver foco da ferrugem por meio de um alerta sanitário, além de orientar as fiscalizações de maneira mais estratégica e eficiente.