Estratégia na produção e na entrega foi discutida com os produtores da merenda escolar

Foi realizada pela Prefeitura Municipal mais uma reunião de trabalho em formato de dia de campo com os produtores da agricultura familiar estabelecidos na Comunidade Quilombola São Miguel, onde é produzida a maior parte dos alimentos utilizados pela Secretaria Municipal de Educação na produção da merenda escolar servida nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

O objetivo do dia de campo foi o de levar o máximo de informações e técnicas de produção para que os agricultores colham sempre os melhores resultados. A reunião aconteceu nos últimos dias 11 e 12 e contou com a presença do diretor do Departamento Agropecuário, Eloar Castelacci, do consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul – Sebrae/MS -, senhor Élio Kokehara, e da técnica em agropecuária, Ana Botelho, representando a Agência Estadual de Reforma Agrária e Extensão Rural – Agraer. Um grande número de pequenos produtores moradores da Comunidade Quilombola São Miguel se fez presente nos dos dias de discussões.

Entre os assuntos abordados e discutidos esteve a estratégia para fazer um planejamento desde o plantio até a entrega dos produtos da merenda escolar. Esta meta é um dos eixos do Programa Cidade Empreendedora, que visa orientar e ter maior precisão na produção e entrega dos produtos não deixando faltar nem sobrar produção.

A estratégia é diminuir o custo de produção e atingir estágio de precisão no processo de entrega. Os expositores deixaram claro aos pequenos produtores participantes do dia de campo que, diminuindo o custo de produção e tendo eficiência na entrega, há a certeza de uma lucratividade maior para todos.

Jota Menon