Foi realizada pela Prefeitura Municipal mais uma reunião de trabalho em formato de dia de campo com os produtores da agricultura familiar estabelecidos na Comunidade Quilombola São Miguel, onde é produzida a maior parte dos alimentos utilizados pela Secretaria Municipal de Educação na produção da merenda escolar servida nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).
O objetivo do dia de campo foi o de levar o máximo de informações e técnicas de produção para que os agricultores colham sempre os melhores resultados. A reunião aconteceu nos últimos dias 11 e 12 e contou com a presença do diretor do Departamento Agropecuário, Eloar Castelacci, do consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul – Sebrae/MS -, senhor Élio Kokehara, e da técnica em agropecuária, Ana Botelho, representando a Agência Estadual de Reforma Agrária e Extensão Rural – Agraer. Um grande número de pequenos produtores moradores da Comunidade Quilombola São Miguel se fez presente nos dos dias de discussões.
Entre os assuntos abordados e discutidos esteve a estratégia para fazer um planejamento desde o plantio até a entrega dos produtos da merenda escolar. Esta meta é um dos eixos do Programa Cidade Empreendedora, que visa orientar e ter maior precisão na produção e entrega dos produtos não deixando faltar nem sobrar produção.
A estratégia é diminuir o custo de produção e atingir estágio de precisão no processo de entrega. Os expositores deixaram claro aos pequenos produtores participantes do dia de campo que, diminuindo o custo de produção e tendo eficiência na entrega, há a certeza de uma lucratividade maior para todos.
Jota Menon