Colégio O Italianinho e IEM Tecnologia trazem Conexão – Porque é necessário vencer limites para a vida acontecer

“A nossa meta é sempre olhar para o futuro, em que educar é muito mais do que conteúdo em sala de aula.”

O momento atual exigiu de todos nós a construção e reconstrução de novos caminhos. Estamos felizes com os resultados das nossas Instituições – Colégio O Italianinho e IEM – Instituição de Ensino Maracajuense. Já as críticas, sempre construtivas, nos fazem retomar alguns processos com o intuito de aprimorarmos essa experiência virtual para todos nós educadores e alunos.

Adaptar uma nova rotina em vários aspectos da noite para o dia foi um grande desafio mais uma vez aceito pela nossa comunidade escolar. Nossos esforços, em apoiar a Família O Italianinho e IEM nesse momento foi de suma importância. Através da orientação aos nossos alunos e às famílias, principalmente, de como aconteceria a transição temporária das atividades escolares para o ambiente digital, através da Plataforma Plurall, foi um sucesso.

Utilizamos vídeo com breve justificativa sobre a migração das atividades acadêmicas para o ambiente online; também realizamos explicação de como se daria a continuidade da rotina escolar, nesse novo contexto, onde tudo ocorre “em casa”. Dentro desse contexto, existe o momento síncrono [quando o professor interage com a turma] e o assíncrono [quando cada aluno ou grupo de alunos faz sua própria investigação].

A sala de aula invertida funciona bem nesse contexto: o Professor indica uma leitura prévia, um vídeo, um exercício desafiador, enfim, uma tarefa que possa ser ampliada e aprofundada depois, com a turma reunida e a condução docente. Um dos benefícios desse modelo de aula é a possibilidade de os alunos estudarem no seu tempo e absorverem o conteúdo com mais calma (ou mesmo descobrirem quais são suas dúvidas, antes da aula). Um dos resultados é inclusive o desenvolvimento da autonomia.

Dentro da Plataforma vários recursos são disponibilizados aos nossos alunos um deles é o Maestro, onde os professores podem criar atividades e materiais autorais e enviar aos alunos. As atividades podem ser testes, por exemplo, e os materiais podem ser vídeos gravados pelos professores com o conteúdo da aula. Além disso, os professores também podem enviar listas de exercícios e acompanhar o desempenho da turma com os relatórios da ferramenta.

Todos os alunos utilizam o Hangouts que é uma ferramenta de chat e videoconferência desenvolvida e disponibilizada na Plataforma Plurall, os Professores podem dar aulas ao vivo para as turmas, fazer agendamentos de novas aulas, além de gravar conteúdos que poderão ser anexados aos materiais de autoria criados no Maestro. Contamos ainda com o MATIFIC, uma ferramenta que utiliza métodos e dinâmicas de jogos na resolução de problemas ligados à Matemática.

Os alunos são estimulados à autodescoberta, com atividades lúdicas, interativas, além de serem convidados a colocar em prática o que aprendem. Alinhado a Base Nacional Comum Curricular de Matemática, o programa Matific pode impulsionar o desempenho dos alunos durante as aulas, onde o aluno pode usar a funcionalidade de forma bastante autônoma e em atividades extraclasse.

Para os nossos parceiros, a Matific é oferecida de maneira integrada ao conteúdo acadêmico do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e todas as atividades estão alinhadas com os conteúdos do material didático. Outra ferramenta utilizada pelos nossos Professores é Escola 24 Horas, uma plataforma especializada em Educação, do Ensino Fundamental I (anos iniciais) ao Médio, oferece 6.022 conteúdos digitais em diferentes formatos: podcasts, videoaulas, histórias, conteúdos interativos, jogos, laboratório virtual e textos com temas atuais. Outros projetos são desenvolvidos diariamente pela equipe escolar como: Dia das Mães on-line, Festa Julina on-line, campanhas de prevenção ao Covid-19, Web Palestra para pais – a “Parceria Família Escola Transformando o Ensino Remoto em Agregador”.

O Ensino Médio tem participado de simulados semanais e também dos simulados ENEM oferecidos pelo Sistema Anglo a nível de Brasil. Os alunos acompanham seus resultados e ranking com os demais alunos Anglo. Todos os simulados ENEM são acompanhados de um relatório que possibilita ao aluno verificar seu rendimento e em quais áreas precisa melhorar. Dentro desse contexto surgiu a Caverna do Leão, o novo quadro do canal do YouTube Anglo. Nele os alunos exploram as mais diversas disciplinas e atualidades através da ótica da cultura pop, trazendo tudo mais perto da realidade dos estudantes. Temos ainda com a turma do Ensino Médio o Projeto “Livro Chamada” nas aulas de Gramática, o projeto Livro Chamada é a versão on-line do já conhecido clube de leitura. Nesta perspectiva de inovação, Instituição de Ensino Maracajuense juntamente com o Sistema Anglo de Ensino sai na frente com a preparação do Novo Ensino Médio. Além do trabalho desenvolvido pelos nossos Professores também oferecemos assistência Psicológica, que assessora Professores, Pais e alunos.

Todo quadro de Professores e Coordenação participam da comunidade “PROFS”, um programa de formação de Professores da SOMOS EDUCAÇÃO e de constantes Webinários instrutivos, para aprimorar o uso e o aproveitamento da plataforma pelos Professores e nossos alunos.

Colégio O Italianinho e IEM – Instituição de Ensino Maracajuense, vêm trabalhando incansavelmente para proporcionar ferramentas de qualidade para que as famílias tenham melhores opções e garantindo assim um Ensino de qualidade.

Estamos à sua disposição para auxiliá-lo (a) no que precisar. Faça-nos uma visita virtual nos nossos canais de comunicação Instagram @colegiooitalianinho, Facebook Colégio O Italianinho e IEM – Instituição de Ensino Maracajuense e venha conhecer as nossas Instituições.